quarta-feira, 27 de junho de 2012

Acne - Parte I

Hoje vamos começar a falar sobre acne.

Quem nunca teve uma espinha incomodando no dia daquele grande evento? Chato, não é? Então, hoje começaremos a ver porque, quais os tipos, como tratar e no final vou deixar algumas dicas de produtos, ok?


Fonte da imagem: Google

Vamos lá!

A pele acneica é aquela que apresenta afecção do folículo pilo-sebáceo, resultando no bloqueio do sebo e em alterações inflamatórias e microbianas.

Mas para falarmos sobre a acne precisamos antes falar sobre a glândula sebácea. Lembram dela? Vimos sobre aglândula sebácea quando falamos de pele seca.

Então, glândulas sebáceas são glândulas cutâneas  formada por alvéolos (forma de cachos) dotadas de atividade secretora.

As glândulas sebáceas existem em toda a superfície do corpo, exceto:
  • nas palmas das mãos;
  • na planta dos pé; e
  • no lábio inferior.
São anexadas a um pêlo, menos nas regiões:
  • das pálpebras;
  • na áreola dos seios;
  • na mucosa genital; e
  • no lábio superior.

A glândula sebácea é inversamente proporcional ao tamanho do pêlo que lhe é anexadado.

No rosto encontramos 3 tipos de folículos pilossebáceos:
  • folículo da barba - o pêlo é grosso e possui uma glândula sebácea pequena.
  • folículo Veloso - comporta uma penugem e uma glândula sebácea grande.
  • folíulo de Horner - com pêlo quase inexistente e uma glândula sebácea enorme.
A quantidade de folículos sebáceos é que determina o tipo de pele. Na pele oleosa e com tendência à acne predomina o folículo de Horner.

E o sebo, o que é? O sebo é o produto da secreção da glândula sebácea, formado em sua maioria por lipídios. Ele não é regulado pelo sistema nervoso, mas sim pelos hormônios, principalmente a testosterona. Sua função principal é a de proteger a pele, além de lubrificar a pele e o pêlo; participar do filme hidrolipídico; diferenciar os odores individuais; e contribuir para a manutenção da água na camada córnea.


Acne vulgar ou juvenil:

É uma afecção que atinge o folículo pilossebáceo. As lesões surgem na puberdade, em ambos os sexos, e caso não seja tratada adequadamente pode persistir até o fim da adolescência e eventualmente pode se manter por anos com algumas lesões isoladas. Ainda na fase infantil, as glândulas sebáceas são pequenas massas de células epiteliais desprovidas de lipídios e, por esta razão, não produzem acne. Com o início da puberdade, esssas glândulas sofrem um processo de hiperplasia.

Quatro fatores favorecem o aparecimento da acne.
  1. hiperqueratinização folicular;
  2. hipersecreção sebácea;
  3. disfunções hormonais; e
  4. proliferação das bactérias.

O papel das bactérias:

As bactérias lotam naturalmente a superfície da pele e dos folículos pilossebáceos. São responsáveis pelas lesões inflamatórias da acne, principalmente a Propionibacterium acnes, que se localiza na profundidade do folículo piloso. Na pele com acne, essa bactéria transforma os triglicérides em ácidos graxos, provocando a irritação da parede do folículo e a inflamação local.

Duas evoluções se apresentam para o comedão fechado:
  • Evolução ao exterior - com a contínua produção de células e sebo, o comedo pode forçar a abertura do canal surgindo na superfície os pontos negros. São aqueles "cravos" pretos.
  • Evolução ao interior - o comedão se comporta com uma bomba de efeito retardado e explode na derme provocando uma reação inflamatória, a pápula. Seria aquela "espinha" avermelhada e bem dolorida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário