sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pele seca

A pele seca é uma pele com característica de pele fina, opaca, com pouca elasticidade, aparência descamativa e sem brilho e muitas vezes se apresenta sensível.

Para entendermos muito bem o que acontece com a pele seca e também com a pele oleosa, que veremos mais adiante, vamos falar um pouquinho de duas glândulas que possuímos.
  • glândula sebácea - localizada na derme, é responsável pela produção do sebo. Substância oleosa formada por gordura (lipídios) e resíduos de células produtoras de gordura que morreram. Possui a função de proteger a pele e o pêlo de se tornarem secos e quebradiços. É por isso que as pessoas de pele oleosa têm uma tendência a ter menos rugas e manchas do que as pessoas de pele seca. Essa proteção do manto hidrolipídico é mais efetivo nas pessoas de pele oleosa do que nas de pele seca.

  • glândulas sudoríparas - também estão localizadas na derme e são encontradas ao longo do nosso corpo. São responsáveis pela produção do suor, de regulação da  temperatura do corpo e da eliminação de toxinas. São compostas basicamente de água, mas também por sais e resíduos do metabolismo e conforme a área que está situada pode produzir uma secreção bem diferente do suor, como exemplo disso, temos a glândula mamária produtora do leite materno.


Dentre as causas da pele seca está a pouca atividade da glândula sebácea. Da glândula sebácea sim, porque a pele ser seca não quer dizer que tenha que ser desidratada. A pele ser seca quer dizer que ela não possui uma produção eficiente de gordura capaz de proteger a pele e o pêlo de se tornarem secos.
É por isso que as pessoas que têm esse tipo de pele precisam usar hidratantes, para que impeçam a evaporação da água através da pele. Então a pele ser seca não quer dizer que seja desidratada.

Além desse fato, alguns fatores externos prejudicam a pele seca como o excesso de frio, já que as glândulas sudoríparas produzem menos suor, e o excesso de calor, quando a evaporação da água é maior. Além disso, o ar seco também pode levar a pele a rachar com facilidade, como em ambientes com ar condicionado, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário