segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pele Mista

A pele mista recebe esta denominação por apresentar na mesma superfície do rosto características bem diferentes.
Ela pode se apresentar mais oleosa na zona "T" (testa, nariz e queixo) e se apresentar normal nas demais regiões ou se apresentar oleosa na zona "T" e seca nas outras regiões.

Fonte da imagem: Google

Esse ressecamento, inclusive, pode ser causado pelo uso inapropriado de produtos para controlar a oleosidade da zona "T", que acaba desequilibrando a região das laterais do rosto. Muitas pessoas que têm a pele mista, acreditam ter a pele excessivamente oleosa.

Recebo muitas pessoas para fazer limpeza de pele que dizem ter a pele muuuito oleosa. Na verdade, elas sentem a zona "T" assim, e exageram na forma como tratar a pele e essa confusão toda gera prejuízos e um total desequilíbrio pelas laterais da face, ou seja muitas vezes por acharem que a pele é muito oleosa abusam de produtos adstringentes o que acaba por deixar a região da zona "T" desidratada e as laterais do rosto ainda muito secas. Quando falarmos de peles desidratadas veremos porque a pele oleosa também pode estar desidratada, ok?


Para reconhecer a pele mista precisamos observar se na zona "T" encontramos oleosidade, poros dilatados, presença de comedões (pontos negros) e textura mais grossa. Já nas outras áreas da face encontramos uma pele fina, áspera e cm tendência a rugas finas ao redor dos olhos.

Esta subclassificação em pele mista gera muita dúvida quanto aos produtos que devemos usar, afinal dois tipos de produtos dá mais trabalho e fica mais caro, não é? Se quiséssemos ser rigorosos, realmente deveríamos usar duas gamas de produtos diferentes, uma para equilibrar a oleosidade da zona média do rosto e outra para hidratar as laterais. Mas calma veremos soluções para tratá-la de uma forma simples e eficaz, já que esse é o tipo de pele mais comum e, por isso, as indústrias cosméticas também investem em produtos de dupla ação, que tratam a oleosidade e hidratam num mesmo cosmético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário