sexta-feira, 8 de junho de 2012

Como cuidar da pele oleosa

Como vimos no post anterior alguns cuidados são importantes para controlar a pele oleosa, como evitar o excesso de sol, alimentos gordurosos, excesso de calor ou frio, stress e hoje veremos que cuidados precisamos ter diariamente e que produtos utilizar.

Fonte da imagem: Google

 Os produtos para pele oleosa devem procurar normalizar a secreção sebácea e possuir ação calmante e suavizante da superfície. Devem ser produtos que não retirem o excesso de gordura da superfície, apenas que a controlem e equilibrem, sem causar irritação. Então vamos lá:

  • Limpeza - dê preferência a sabonetes líquidos ou géis de limpeza com bactericidas e anti-sépticos. Evite o desengorduramento excessivo, pois pode provocar o efeito rebote. Lave o rosto duas vezes ao dia e sempre com água fria para não estimular a produção do sebo.

  •  Tonificação - use produtos adstringentes e sem álcool na fórmula que ajudam a equilibrar o pH que é mais alcalino nas peles oleosas, visto que a produção da glândula sebácea é maior que a da glândula sudorípara. Há mais óleo que água. Princípios ativos como hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol são ótimas opções.
  • Correção - loções não oleosas ou géis são os mais indicados. Eles devem descongestionar, hidratar e prevenir o envelhecimento precoce sem obstruir os poros. Os princípios ativos são: ácido retinóico, ácido salicílico, peróxido de benzoíla...

  • Proteção - opte por filtro solar em loção ou gel. É importante que sejam livres de óleo (oil free) e não comedogênicos.


Outros cuidados devem ser com o corte de cabelo, pois franjas e cabelos compridos podem servir como "ponte", favorecendo a passagem da oleosidade dos cabelos para a pele ou também impedir o local de respirar, aumentando a produção do sebo. 

E para quem gosta de usar maquiagem, deve optar por produtos de qualidade específicos para a pele oleosa e que não obstruam os poros e, nunca, mas nunca esquecer de lavar bem o rosto. Ah! E também os pincéis para aplicação da maquiagem!

Os tratamentos em cabine incluem a limpeza de pele, os peelings, a drenagem linfática, as máscaras (acho as de argila ótimas para o caso) e também os eletroterápicos.

Outro conceito que devemos saber muito bem é que a pele oleosa também pode ficar desidratada, mas isso eu vou falar em outro post sobre peles desidratadas.

Ah! Também falaremos sobre a acne separadamente, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário