quarta-feira, 25 de julho de 2012

Peeling

Hoje falaremos sobre um assunto que eu amooo: peeling!


A palavra que dá nome ao procedimento vem do inglês e significa descamar, tirar a pele. Podem ser ttilizadas várias técnicas diferentes de peeling. Em geral, é um procedimento que visa a descamação da pele, ou seja, para remover as células mortas. Com a remoção dessas camadas o organismo promove o surgimento de células jovens e assim é possível eliminar ou amenizar manchas, rugas, cicatrizes, sulcos, acne, marcas de expressão, estrias e outras imperfeições da pele.

O peeling pode ser realizado no rosto e em qualquer outra parte do corpo.


Fonte da imagem: Google



As Aplicações:

Os peelings são divididos em três tipos de acordo com a profundidade da aplicação – superficial, moderado e profundo. Para cada tipo são usados produtos e modos de aplicações diferentes.

Superficial
Atinge somente a epiderme, camada mais externa da pele, por isso, pode ser aplicado em qualquer tipo de pele, sem restrições. É indicado para pessoas que desejam eliminar manchas superficiais, amenizar pequenas rugas ou marcas de acne.
Não exige preparação prévia do local a ser aplicado. Comparado aos outros tipos, é o que menos gera desconforto por ser mais suave e indolor. O procedimento é rápido, leva em torno de 30 minutos. O local da aplicação pode apresentar vermelhidão, mas desaparece em pouco tempo. Não exige repouso ou afastamento das atividades por causa do tratamento. O uso de filtro solar é indispensável.

Moderado
Aqui, as camadas atingidas são a epiderme e as papilas dérmicas, logo abaixo da epiderme.
Pode ser feito com ácidos ou laser. Os procedimentos com laser devem ser recomenddos com cautela para pele morena ou negra, pois podem alterar a pigmentação da região – o melhor é fazer um teste antes de tentar o procedimento. É indicado para remover pequenas cicatrizes, rugas leves e manchas ou amenizar marcas de expressão. Dependendo da técnica empregada exige-se a preparação. A aplicação leva em torno de uma hora. Os resultados são muito bons. É recomendado o afastamento durante a recuperação, que dura de sete a dez dias. O uso de protetor solar é obrigatório.

Profundo
Os peelings profundos atuam até a derme reticular, que está acima da hipoderme. É indicado para tratar cicatrizes de acne e sulcos com profundidade, peles com muitas rugas e vários tipos de manchas. Precisa ser feito pelo médico em uma clínica, com anestesia e monitoramento para garantir que as substâncias não vão cair na corrente sanguínea. A sessão pode levar até duas horas. A pele fica bastante avermelhada por três ou quatro dias e sofre descamação intensa. Exige-se o afastamento das atividades e muito protetor solar.


As técnicas:

Cada pele tem uma recomendação diferente. Vou falar apenas sobre as técnicas aplicadas na estética por esteticistas, ok? Já que esses estão dentro do meu alcance de trabalho. Existem outros tipos de peelings que podem ser aplicados apenas por médicos especializados e, por isso, acho que seria mais indicado procurar um médico para esclarecer sobre as suas indicações e contra-indicações.


Peeling Mecânico – são conhecidos como microdermoabrasão. Podem ser de dois tipos: de cristal ou diamante.
No peeling de cristal é utilizada uma máquina que solta partículas semelhantes à areia. O jato sai em alta velocidade e as partículas esfoliam a superfície da pele. 

O peeling de diamante também é realizado através de um equipamento onde se obtém a pressão negativa, mas com a vantagem de não soltar nenhum tipo de partícula. É composto por uma manopla com diferentes ponteiras diamantadas de granulometria diferentes. (Realizo bastante esse procedimento é acho que sua proposta é excelente).
Atuam no nível da derme e é recomendado para aumento da divisão celular, aumento da síntese de colágeno e elastina, clareamento da epiderme, além de dar mais brilho e suavidade à pele.


Peeling Químico – a utilização de ácidos vem se tornando cada vez mais eficazes para tratar as alterações estéticas. Eles são aplicados com uma das etapas dos procedimentos em quase todos os tratamentos faciais. Antes da utilização, é necessário fazer uma boa avaliação, classificar o biotipo e suas alterações, o fototipo cutâneo e suas possíveis contra-indicações.
Quanto à classificação do fototipo, utilizamos a tabela de Fitzpatrick para avaliarmos a sensibilidade dos raios ultravioletas.


Tabela de Fitzpatrick



Quanto às funções da aplicabilidade dos ácidos, destacam-se os queratolíticos e despigmentantes. Os primeiros têm a função de afinar a pele, ou seja a camada córnea. Já os segundos, inibem o processo de formação da melanina, ou seja, agem inibindo a tirosinase, enzima responsável pelo macanismo de formação da melanina.


Peeling Ultrassônico – ajuda a remover as impurezas da pele, promover a limpeza nos tecidos e estimular a produção de colágeno. O princípio ativo do peeling é aplicado com um aparelho de ultrassom que reativa a circulação, deixando a pele mais macia e saudável.

Esses procedimentos são bastante indicados para o inverno, quando a exposição da pele à luz solar é menor. E nunca abra mão do uso do protetor solar, inclusive no inverno! Mesmo nos procedimentos mais superficiais, o protetor solar pode garantir melhores resultados por impedir qualquer agressão à pele que se encontra mais sensível após o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário