domingo, 27 de maio de 2012

Filtro Solar


Fonte da imagem: Google
Manter uma pele íntegra, equilibrada, sem manchas e rugas muitas vezes é matéria difícil e o sol é um dos maiores responsáveis por seu envelhecimento e por muitas dessas anomalias. Além disso, a exposição continuada ao longo de anos pode causar prejuízos graves como o câncer de pele.
Sabemos que alguns cuidados são básicos para quem quer ter uma pele jovem e saudável, como beber bastante água, manter uma alimentação equilibrada, evitar o fumo e o excesso de álcool, além de utilizar os cosméticos ideais para o seu tipo de pele, mas para quem quer ter uma pele jovem e luminosa o fundamental é fazer uso do filtro solar TODOS OS DIAS.
Filtros solares são substâncias químicas capazes de absorver ou refletir a radiação que incide sobre a pele. Eles podem ser classificados em físicos ou químicos.
Os filtros físicos atuam como um espelho, dispersando os raios ultravioletas. Dentre as substâncias mais utilizadas está o óxido de zinco. São aqueles que deixam a pele esbranquiçada.
Os químicos podem ser naturais ou sintéticos. O PABA é um grande exemplo de sintético. Como os naturais não são tão eficazes sozinhos, geralmente encontramos fórmulas com os dois tipos.
Proteja sua pele independentemente de se estar ao ar livre ou não. Este cuidado é importante principalmente para as pessoas que realizam tratamentos com esteticistas e dermatologistas ou utilizam cosméticos em casa, pois muitos deles reagem ao efeito da luz.


Fonte da imagem: Google
Use apenas produtos adequados para o seu tipo de pele. O veículo é importante para que o filtro não interfira na ação dos ativos. E utilize sempre protetores de empresas que garantam qualidade e confiança, mas não esqueça que a eficiência do protetor está na sua reaplicação durante o dia. Além disso, hidratantes corporais, faciais, para o cabelo e maquiagem também devem conter proteção solar.
Use um protetor com fator de proteção solar (FPS) 15 ou mais alto e que bloqueiam tanto os raios UVB quanto os UVA, não sejam tóxicos, não produzam irritação, não manchem a roupa, tenham uma boa aderência à pele e sejam fáceis de aplicar.
 Aplique o filtro pela manhã e 30 minutos antes de se expor ao sol, pois ele leva 30 minutos para atingir sua proteção máxima e reaplique-o se suar, nadar ou pelo menos a cada 3 horas.
Nossas mãos, orelhas, pescoço, pés, lábios e a área em volta dos olhos também devem ser protegidos, mas, principalmente, as regiões tratadas por esteticista ou dermatologista.


Fonte da imagem: Google
Não esqueça que água, areia, concreto e neve refletem os raios e, por isso, a radiação alcança a pele mesmo na sombra.
O uso de protetores labiais, chapéu e óculos escuros também deve ser um hábito, principalmente quando estiver ao ar livre.
Examine sua pele regularmente e faça uma visita ao dermatologista sempre que perceber qualquer sinal estranho, afinal com saúde não se brinca!

Por Patricia Lemos


Nenhum comentário:

Postar um comentário