segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conhecendo a nossa pele

Ontem inaugurei o blog falando de proteção solar, mas hoje vamos falar um pouquinho sobre a nossa pele.
Vamos conhecer suas camadas, células, funções e relembrar um pouco das noções de biologia que possam ter ficado esquecidas.
Quando falarmos em cosméticos vamos entender a atuação dos produtos, em que camada agem e a diferença de preços de cada um.
Então, não deixem de ler!

A pele é o maior órgão do corpo humano, ela pesa cerca de 15% o peso do nosso corpo. Esse tamanho todo se deve ao fato dela envolver nosso copo inteirinho, funcionando como uma embalagem.
Possui importantes funções: protege o corpo contra traumas, microorganismos, e agentes agressores, como bactérias e vírus; funciona como um sensor do corpo registrando pressão, temperatura e dor; metaboliza e armazena a gordura; funciona como reservatório de água; além de absorver e bloquear os raios solares.

Fonte da imagem: Google

A pele armazena quase 20% do conteúdo total de água do nosso organismo e quase 70% dela é composto basicamente de água, por isso é que se diz que é tão importante beber água diariamente.
O envelhecimento precoce da pele é consequência de não cuidarmos dela como ela tanto necessita.
Muitas pessoas passam anos danificando suas peles e para recuperá-las também vão precisar de muito tempo, mudança de atitudes e também muita disciplina.

A pele possui duas camadas básicas:
  • Epiderme - camada mais externa e que protege nosso oganismo contra o meio ambiente.
Ela é formada por 5 camadas e 3 tipos de células.

A primeira é a camada germinativa, onde ocorre o "nascimento" de novas células para repor as que perdemos diariamente. A segunda, a camada espinhosa, onde começam a se tornar resistentes ao atrito. Na terceira, camada granulosa, forma-se uma rede de proteção contra substâncias estranhas. Na quarta, camada lúdica, forma-se uma barreira, é nela que ocorre a impermeabilidade da pele. E na quinta, que é a mais conhecida, é chamada de camada córnea. É basicamente formada de células mortas, mas com uma importante função: manter a umidade e o óleo da pele.
Esta reposição de células mortas ocorre em torno de 28 a 30 dias em uma pessoa jovem e por volta dos 60 anos leva em torno de 45 a 50 dias. Estão percebendo como estas informações são importantes? Mais para frente saberemos o que poderemos fazer para acelerar esta renovação.


Fonte da imagem: Google

Tipos de células da Epiderme:
  1. Melanócitos - célulasque produzem um pigmento chamado melanina, que protege a pele contra os efeitos da radiação solar.
  2. Células de Langerhans - são células responsávis pela defesa da pele.
  3. Células de Merckels - são as células sensoriais, responsáveis pela sensibilidade de algumas áreas do corpo, com elas percebemos o calor, o frio, a dor.
Uma curiosidade sobre os melanócitos é que todos nós possuímos a mesma quantidade destas células, o que diferencia nosso tom de pele é a quantidade e concentração da produção de melanina.

  • Derme - é a camada que fica logo abaixo da epiderme, servindo-lhe de sustentação.
Nela encontramos os vasos sanguíneos, os nervos, a glândulas sebáceas e sudoríparas, os folículos pilosos. Encontramos também as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela resistência e flexibilidade da pele e as células de defesa do organismo, que protegem nosso corpo contra infecções e agentes externos.
Formada por um tecido conjuntivo abundante em água e matriz extracelular (MEC) atua como área de trocas de calor e fornecimento de nutrientes.
É nesta camada que age a maioria dos produtos de beleza.


Fonte da imagem: Google

Há também a hipoderme, camada mais profunda da pele, que é composta de células adipócitas, atuando como reservatório de energia, isolante térmico e protegendo o corpo de traumas e impactos.


2 comentários:

  1. Muito bom o post, Patrícia!!!!
    Estou gostando de ver!!!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. muito bom...adorei explica muito e de fácil entendimento

    ResponderExcluir