quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como cuidar da pele normal

Todos os dias devemos higienizar nosso rosto pela manhã quando levantamos e a noite antes de deitar.

E o passo a passo básico é sempre a limpeza, a tonificação e a hidratação.

Vou colocar alguns produtos como exemplo, mas quero deixar bem claro que não tenho vinculação com nenhuma empresa e nem ganho nada para isso, ok? rsrs. São apenas exmplos de alguns produtos para a finalidade que estivermos apresentando!

  • Demaquilante - para retirar a maquiagem antes da limpeza. Não esqueça que se for para retirar maquiagem da área dos olhos deve estar escrito que serve para essa função.

  • Limpeza - as melhores opções são os leites, as emulsões de limpeza ou sabonete líquido específico para a pele normal. Exemplos de princípios ativos são os seguintes: extrato de aloe vera, camomila, vitamina C, colágeno e PCA-Na.
Fonte da imagem: Hidraclen da Bel Col

  • Tonificação - procure loções tônicas livres de álcool, com ativos hidratantes, suavizantes e calmantes. Exemplos: Oligoplus da Dermatus, Loção tônica e hidratante de aloe vera da Adcos, Loção tônica  da Buona Vita e Active tônico facial do Boticário.

  • Hidratação - é muito importante esta etapa, já que a pele normal tende a se tornar seca. Dê preferência as emulsões, leites, gel creme, creme ou séruns para pele normal com filtro solar. A Bel Col possui um Fluido de colágeno indicado para cada tipo de pele e com algumas finalidades além da hidratação. Os produtos são ótimos!

  • Proteção - importantíssimo o uso do filtro solar! Pode ser hidratante com filtro para aquelas pessoas que não passam o dia se expondo ao sol  ou em dias nublados ou, para as que passam o dia ao ar livre, filtro solar com FPS de pelo menos 30 e maquiagem por cima normalmente, caso queiram se maquiar. Hoje uma boa opção são os filtros com tonalizantes. Para quem não pode perder tempo é uma ótima opção porque substitui muito bem a etapa da base. A linha Anthelios Helioblock da La Roche Posay possui filtro solar específico para a pele normal. Além dos princípios ativos já citados temos também a alantoína, a vitamina A e o elastinol.

Anthelios XL Helioblock

Higienizar, tonificar, hidratar e proteger são os passos básicos, depois veremos outros cuidados além desses, como prevenir e tratar manchas e rugas, por exemplo.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Pele Normal


A pele normal se paresenta com uma textura fina e delicada e raramente apresenta algum problema.

Fonte da imagem: Google
Normalmente possuímos uma pele normal até os 8 anos de vida, quando finaliza com a puberdade.

Possui pH tendendo para o neutro. É sedosa, aveludade e suave ao tato.

Tem elasticidade adequada e a gordura produzida pela pele é na quantidade certa.

Os poros se apresentam pequenos, finos e imperceptíveis. Seu teor hídrico é abundante, porém pode apresentar problemas de desidratação facilmente.

A pele normal possui o mesmo tom, sendo difícil casos de acne e manchas.

Nela, a produção das glânculas sebácea e sudorípara funcionam em equilíbrio.

É a pele que todos nós queríamos ter, não é mesmo? É a verdadeira pele de bebê!

Tipos de pele



Hoje começaremos a falar sobre os biotipos cutâneos.

Essa classificação é de suma importância, pois a escolha dos produtos vai depender do biotipo de cada um. O produto que funciona muito bem na pele da sua amiga pode fazer um verdadeiro estrago na sua pele e tudo isso vai depender dessa avaliação ser bem criteriosa.
O ideal é que seja sempre feita por um profissional, pois alguns fatores endógenos ou exógenos, como uso de substâncias medicamentosas, agentes químicos, cosméticos, clima e até de ordem alimentar podem influenciar na pele e ela se apresentar alterada.

E, segundo as professoras Rosaline Kelly e Marlene Gabriel, ter certeza do seu tipo de pele já constitui cinquenta por cento do resultado positivo já estar garantido; os outros cinquenta por cento ficam divididos entre a aplicação do procedimento e a manutenção que o cliente realiza no seu dia-a-dia.

Então vamos lá!

Quanto aos biotipos pode ser: normal, oleosa ou seca e quanto às subclassificações se apresentar: asfixiada; acnéica, com desidratação superficial, com desidratação profunda, mista, espessa ou fina.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conhecendo a nossa pele

Ontem inaugurei o blog falando de proteção solar, mas hoje vamos falar um pouquinho sobre a nossa pele.
Vamos conhecer suas camadas, células, funções e relembrar um pouco das noções de biologia que possam ter ficado esquecidas.
Quando falarmos em cosméticos vamos entender a atuação dos produtos, em que camada agem e a diferença de preços de cada um.
Então, não deixem de ler!

A pele é o maior órgão do corpo humano, ela pesa cerca de 15% o peso do nosso corpo. Esse tamanho todo se deve ao fato dela envolver nosso copo inteirinho, funcionando como uma embalagem.
Possui importantes funções: protege o corpo contra traumas, microorganismos, e agentes agressores, como bactérias e vírus; funciona como um sensor do corpo registrando pressão, temperatura e dor; metaboliza e armazena a gordura; funciona como reservatório de água; além de absorver e bloquear os raios solares.

Fonte da imagem: Google

A pele armazena quase 20% do conteúdo total de água do nosso organismo e quase 70% dela é composto basicamente de água, por isso é que se diz que é tão importante beber água diariamente.
O envelhecimento precoce da pele é consequência de não cuidarmos dela como ela tanto necessita.
Muitas pessoas passam anos danificando suas peles e para recuperá-las também vão precisar de muito tempo, mudança de atitudes e também muita disciplina.

A pele possui duas camadas básicas:
  • Epiderme - camada mais externa e que protege nosso oganismo contra o meio ambiente.
Ela é formada por 5 camadas e 3 tipos de células.

A primeira é a camada germinativa, onde ocorre o "nascimento" de novas células para repor as que perdemos diariamente. A segunda, a camada espinhosa, onde começam a se tornar resistentes ao atrito. Na terceira, camada granulosa, forma-se uma rede de proteção contra substâncias estranhas. Na quarta, camada lúdica, forma-se uma barreira, é nela que ocorre a impermeabilidade da pele. E na quinta, que é a mais conhecida, é chamada de camada córnea. É basicamente formada de células mortas, mas com uma importante função: manter a umidade e o óleo da pele.
Esta reposição de células mortas ocorre em torno de 28 a 30 dias em uma pessoa jovem e por volta dos 60 anos leva em torno de 45 a 50 dias. Estão percebendo como estas informações são importantes? Mais para frente saberemos o que poderemos fazer para acelerar esta renovação.


Fonte da imagem: Google

Tipos de células da Epiderme:
  1. Melanócitos - célulasque produzem um pigmento chamado melanina, que protege a pele contra os efeitos da radiação solar.
  2. Células de Langerhans - são células responsávis pela defesa da pele.
  3. Células de Merckels - são as células sensoriais, responsáveis pela sensibilidade de algumas áreas do corpo, com elas percebemos o calor, o frio, a dor.
Uma curiosidade sobre os melanócitos é que todos nós possuímos a mesma quantidade destas células, o que diferencia nosso tom de pele é a quantidade e concentração da produção de melanina.

  • Derme - é a camada que fica logo abaixo da epiderme, servindo-lhe de sustentação.
Nela encontramos os vasos sanguíneos, os nervos, a glândulas sebáceas e sudoríparas, os folículos pilosos. Encontramos também as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela resistência e flexibilidade da pele e as células de defesa do organismo, que protegem nosso corpo contra infecções e agentes externos.
Formada por um tecido conjuntivo abundante em água e matriz extracelular (MEC) atua como área de trocas de calor e fornecimento de nutrientes.
É nesta camada que age a maioria dos produtos de beleza.


Fonte da imagem: Google

Há também a hipoderme, camada mais profunda da pele, que é composta de células adipócitas, atuando como reservatório de energia, isolante térmico e protegendo o corpo de traumas e impactos.


domingo, 27 de maio de 2012

Filtro Solar


Fonte da imagem: Google
Manter uma pele íntegra, equilibrada, sem manchas e rugas muitas vezes é matéria difícil e o sol é um dos maiores responsáveis por seu envelhecimento e por muitas dessas anomalias. Além disso, a exposição continuada ao longo de anos pode causar prejuízos graves como o câncer de pele.
Sabemos que alguns cuidados são básicos para quem quer ter uma pele jovem e saudável, como beber bastante água, manter uma alimentação equilibrada, evitar o fumo e o excesso de álcool, além de utilizar os cosméticos ideais para o seu tipo de pele, mas para quem quer ter uma pele jovem e luminosa o fundamental é fazer uso do filtro solar TODOS OS DIAS.
Filtros solares são substâncias químicas capazes de absorver ou refletir a radiação que incide sobre a pele. Eles podem ser classificados em físicos ou químicos.
Os filtros físicos atuam como um espelho, dispersando os raios ultravioletas. Dentre as substâncias mais utilizadas está o óxido de zinco. São aqueles que deixam a pele esbranquiçada.
Os químicos podem ser naturais ou sintéticos. O PABA é um grande exemplo de sintético. Como os naturais não são tão eficazes sozinhos, geralmente encontramos fórmulas com os dois tipos.
Proteja sua pele independentemente de se estar ao ar livre ou não. Este cuidado é importante principalmente para as pessoas que realizam tratamentos com esteticistas e dermatologistas ou utilizam cosméticos em casa, pois muitos deles reagem ao efeito da luz.


Fonte da imagem: Google
Use apenas produtos adequados para o seu tipo de pele. O veículo é importante para que o filtro não interfira na ação dos ativos. E utilize sempre protetores de empresas que garantam qualidade e confiança, mas não esqueça que a eficiência do protetor está na sua reaplicação durante o dia. Além disso, hidratantes corporais, faciais, para o cabelo e maquiagem também devem conter proteção solar.
Use um protetor com fator de proteção solar (FPS) 15 ou mais alto e que bloqueiam tanto os raios UVB quanto os UVA, não sejam tóxicos, não produzam irritação, não manchem a roupa, tenham uma boa aderência à pele e sejam fáceis de aplicar.
 Aplique o filtro pela manhã e 30 minutos antes de se expor ao sol, pois ele leva 30 minutos para atingir sua proteção máxima e reaplique-o se suar, nadar ou pelo menos a cada 3 horas.
Nossas mãos, orelhas, pescoço, pés, lábios e a área em volta dos olhos também devem ser protegidos, mas, principalmente, as regiões tratadas por esteticista ou dermatologista.


Fonte da imagem: Google
Não esqueça que água, areia, concreto e neve refletem os raios e, por isso, a radiação alcança a pele mesmo na sombra.
O uso de protetores labiais, chapéu e óculos escuros também deve ser um hábito, principalmente quando estiver ao ar livre.
Examine sua pele regularmente e faça uma visita ao dermatologista sempre que perceber qualquer sinal estranho, afinal com saúde não se brinca!

Por Patricia Lemos