Dermatologistas alertam para o perigo do uso de maquiagem vencida
Produtos fora da validade podem causar irritações e alergia à pele
Foto: Reprodução |
Por Mariana Bradford
Que atire o primeiro blush quem nunca usou maquiagem com a data de validade vencida. Em alguns casos, quando o produto foi bem conservado, essa prática não oferece risco – mas dermatologistas apontam que algumas alterações na fórmula, como cheiro e textura, podem apresentar um perigo real à saúde da pele.
Riscos de alergia e irritação
“O maior risco de usar maquiagem vencida é causar alergia e irritação na pele. Além disso, o óleo que se separa do produto pode obstruir os poros e propiciar o surgimento de acne”, alerta a dermatologista Maria Fernanda Tembra.
Segundo ela, usar maquiagem fora da validade também prejudica o resultado final do look, podendo deixar a pele “craquelada” e sem viço.
Se a pele já estiver irritada, a dermatologista Roberta Bibas recomenda procurar um médico imediatamente – só ele vai poder confirmar se a reação foi causada pelo vencimento da validade ou por alergia a algum componente da fórmula do produto.
Neste período, Roberta também indica suspender o uso de qualquer produto na região, aplicar um creme calmante e fazer compressas com chá de camomila.
Sinais de que é hora de jogar o produto no lixo
Fique atento! Algumas mudanças de odor, consistência e cor do produto denunciam que ele deve ir para o lixo. O pó compacto pode craquelar, o lápis pode ressecar, produtos líquidos podem ficar bifásicos (quando os componentes se separam) e o hidratante pode oxidar, adquirindo um tom amarelado.
Armazenamento é chave para aumentar a vida útil dos produtos
O lugar onde você guarda seus produtos de make pode ser decisivo para inutilizá-los ou para aumentar sua vida útil. O maquiador Théo Carias diz que o ambiente ideal para o armazenamento deve ser arejado, longe do sol e da umidade – de preferência fora do banheiro, que costuma ser um local úmido; mas, se for inevitável guardar lá, coloque os produtos em caixas vedadas. Gavetas de madeira são uma boa opção porque isolam a umidade. Maria Fernanda explica que a umidade propicia um meio de cultura favorável a bactérias e fungos, que degradam os produtos de maquiagem e prejudicam a pele.
Em geral, a validade dos produtos pode ser indicada de duas maneiras diferentes na embalagem: uma data específica ou a imagem de um potinho aberto, que aponta a duração contando da data em que o produto foi aberto. O problema é que, na maioria das vezes, jogamos fora a embalagem com a data de validade. Para contornar isso, Roberta recomenda colar etiquetas no produto com a data de validade ou a data em que ele foi aberto. Fácil, não?
Matéria tirada do site: Beleza GNT, no link: http://gnt.globo.com/beleza/dicas/Dermatologistas-alertam-para-o-perigo-do-uso-de-maquiagem-vencida.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário