sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fortalecendo as unhas

Seis dicas para fortalecer as unhas





Usar acetona e esmalte todos os dias são hábitos que provocam enfraquecimento das unhas 






Usar acetona e esmalte todos os dias são hábitos que provocam enfraquecimento das unhas 
 
Manter as unhas bonitas e bem-cuidadas nem sempre é uma tarefa fácil. O uso excessivo de esmaltes, de acetona, ou o contato frequente com produtos químicos acabam deixando as unhas enfraquecidas, quebradiças e com aspecto ressecado. No entanto, com alguns cuidados simples, é possível reverter esse quadro. A dermatologista Bianca Wiedemann dá seis dicas para fortalecer as unhas, deixando-as lindas e saudáveis:

1) Não remova a cutícula. Ela funciona como uma proteção para a unhas, impedindo a entrada de bactérias.


2) Use hidratante nas mãos, diariamente, massageando as unhas e as cutículas. “Se as cutículas estiverem bem hidratadas, não vão deixar as unhas com aspecto de mal-tratadas”, garante a dermatologista.


3) Fique, pelo menos, três dias por semana sem usar esmaltes. É importante dar uma pausa para que as unhas possam receber hidratação. Substâncias presentes na composição dos esmalte comuns, como tolueno e formaldeído, agridem a lâmina da unha, ressecando-a e fragilizando-a.

4) Evite usar acetona. Na hora de retirar o esmalte, opte por removedores livres dessa substância.


5) Sempre utilize luvas quando for manipular produtos de limpeza, como sabão ou detergente, para proteger a pele e também as unhas. Esses produtos contém substâncias abrasivas, que ressecam as mãos e enfraquecem as unhas.


6) Evite usar bases fortalecedoras sem a recomendação de um dermatologista. Elas podem lesionar e enfraquecer ainda mais as unhas: “Algumas bases podem conter ativos que ressecam a lâmina da unha enfraquecendo-a ainda mais. O produto ainda pode conter formaldeído, que endurece a lâmina e, inicialmente, pode dar a sensação de fortalecimento da unha, mas seu uso indiscriminado pode ocasionar quebras e fraturas nas unhas”, alerta a especialista.


Não custa lembrar que unhas saudáveis possuem aspecto liso, transparente e bem aderidas ao dedo.

Algumas anormalidades, como ondulações, deformações, descamações e colorações amareladas podem ser indícios de carências nutricionais (como deficiência de vitaminas A, C, B 12, zinco etc) ou, então, de algumas doenças, como fungos, anemias, doenças da tireoide, problemas renais ou de fígado:

“Bases fortalecedoras não solucionam nenhum problema. Caso apareça algum tipo de anormalidade nas unhas, é importante procurar um dermatologista, pois ele vai dar a orientação correta e detectar a verdadeira causa do enfraquecimento das unhas ”, explica Bianca Wiedmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário